domingo, 10 de abril de 2011

Sri Ramakrishna Paramahansa (Divindade Adorada no Puja)

Sri Ramakrishna Paramahansa


Sri Ramakrishna (1836-1886), nascido Gadadhar Chattopadhay é considerado um grande santo e místico da Índia moderna e reverenciado por muitos como um Avatar. Foi um dos mais importantes líderes religiosos da Índia e figura influente da Renascença Bengali do século XIX. Swami Vivekananda, um de seus maiores discípulos disse sobre ele:


"Ele que foi Rama, Ele que foi Krishna, agora é Ramakrishna neste corpo." (~Swami Vivekananda~)


Swami Vivekananda
Nascido em Kamarpukur, uma aldeia próxima a Calcutá, desde criança demonstrou  uma grande inclinação para a vida espiritual. Como um jovem sacerdote de um templo em Dakshinewsar (Calcutá), Ramakrishna mergulhou em intensas práticas espirituais e profundas meditações, tomado por um forte anelo por Deus e pelo anseio da comunhão divina. Vivia constantemente absorto em Deus. Em seus freqüentes êxtases espirituais, alcançava o sublime estado de união com a Infinita Realidade.



Via Deus em tudo e em todos. Seu amor pela humanidade não conhecia limites. Dizia, com freqüência, que os seres humanos eram as mais elevadas manifestações de Deus. Seus discípulos, muitos deles jovens estudantes universitários de Calcutá, foram os primeiros a sentir e a compreender esse amor. A Ordem Ramakrishna, inspirada nesse sentimento, tem como um dos seus mais importantes ideais servir a Deus no homem.


E afirmou, "Quantos são os credos, tantos são os caminhos". ­ Todas as religiões, todos os credos são diferentes caminhos para se alcançar a Deus. Contudo, elas são caminhos, e não Deus. Deus é uno sem segundo. Provou com isto que há apenas uma única fonte de onde provém todas as criaturas, todos os homens ­ uma Existência legítima. Por que ele praticou disciplinas espirituais? Viu que o mundo inteiro virá a se tornar uma família sob a influência da ciência. Se os membros da família tiverem amor e simpatia uns pelos outros, haverá paz e alegria duradoura naquela família. Somente então, a paz, o conforto e a felicidade prevalecerão. Além disso, se todos os membros respeitam ao chefe da família e têm amor por ele, não há desentendimento. Similarmente, se todas as pessoas do mundo aceitam a um Deus, se elas souberem que há unicamente um Deus em realidade, que Ele é tão somente chamado por diferentes nomes, e assim, não há discórdia ­ eles todos podem conviver em paz, unidos pelo amor.

Como Adi Sankarachaya fez a mais de mil anos antes, Ramakrishna Paramahamsa revitalizou o Hinduismo que tinha sido fragilizado com o excessivo ritualismo e superstição no século XIX e ajudou a melhorar a resposta ao desafio do Islam, Cristianismo e o alvorecer de uma nova era de aceitação. Entretanto, diferente de Adi Sankaracharya, Ramakrishna devenvolveu idéias sobre o pós-samadhi - a ascendência da consciência no mundo fenomênico, que ele descreveu com o termo Vignana. Enquanto defendeu a suprema validade do Advaita Vedanta, também proclamou a aceitação tanto de Nitya (Eterno Absoluto), como de Lila (a Relatividade Existencial) como aspectos da mesma Realidade.

Algumas palavras de Sri Sarada Devi, a Divina Esposa de Sri Ramakrishna:

 
"Se você orar constantemente a Sri Ramakrishna diante da Sua fotografia, então Ele se manifestará através daquela imagem. O local onde está a fotografia é preservado como um santuário."

Sri Sarada Devi, Divina Esposa de Sri Ramakrishna

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