A palavra Puja ou Pooja é uma transliteração da língua sânscrita que significa reverência, honra, adoração ou culto. É um ritual religioso realizado pelos hindus como forma de oferecer símbolos de gratidão às divindades, pessoas ilustres ou convidados especiais.
O Puja é realizado em uma variedade de ocasiões seja como prática diária em casa, começo de um novo enpreendimento, cerimônias em templos e festivais de grande porte. A idéia básica do Puja é a de oferecer um presente ou oferenda a uma divindade ou pessoa importante como forma de agradecimento ou para, em troca receber sua benção. Há muitas variações nas oferendas e na complexidade da cerimônia.
Do ponto de vista religioso, o Puja é essencialmente um ritual de oferenda que simboliza a vida. Representa o agradecimento à Consciência Divina, ao que entendemos por Deus e o reconhecimento de que absolutamente tudo o que recebemos é considerado como um presente, uma dádiva. No Hinduismo o Puja é a forma mais popular da adoração divina.
No puja a deidade adorada é convidada a vir perante o adorador como um convidado e por meio de uma representação da deidade seja uma murthi ou escultura (em pedra, metal, argila, grãos, jóias ou pintura) ou por um símbolo (Silas, lingam ou tridente, fotografia) ou por meio de um Yantra (“ferramenta” um gráfico geométrico que representa a deidade), e uma vez instalada como os rituais corretos é o meio pelo qual o adorador e a deidade adorada estabelecem um relacionamento através da adoração reverencial do devoto. Como convidados, as deidades, uma vez instaladas nos templos ou residências são adorados como hóspedes especiais para quem são oferecidos todos os objetos necessários para o seu bem estar desde roupas e jóias até alimentos, perfumes e entretenimentos
Existem inúmeras maneiras de se fazer o puja que variam de acordo com a filiação religiosa e com os meios que possui o adorador o que pode ir desde uma simples oferenda de uma flor e água até rituais elaborados que duram vários dias e contam até com a participação de músicos e dançarinos profissionais, os pujas podem ser ainda divididos nas categorias de: nityapuja, ou puja diários feito em templos e residências como parte da prática (sadhana) diária do devoto, naimittika puja ou puja ocasional como algumas festas anuais e por último o kamya puja quando se quer obter algo em especial e recorre-se a uma adoração sem uma data específica.
Diz-se que o Puja na forma atual não era praticado durante o período de Védico. Naquela época, a maneira de adorar os deuses envolvia a invocação de várias divindades com recitação de mantras e oferendas. O deus Agni do fogo era a divindade central na maioria dos rituais, como o mensageiro divino entre deuses e homens.
Não se sabe ao certos que métodos da adoração foram seguidos pelos povos da civilização do vale do Indo , anteriores aos arianos. A evidência disponível sugere que, embora fossem organizados em suas sociedade e comunidades, seguiram algumas formas de ritos elaborados e cerimoniais sacrificiais que envolviam principalmente a água.
Algumas formas de Puja eram realizadas no yoga durante o período pré-védico. Alguns teóricos afirmam que o Puja foi trazido à Índia por estrangeiros invasores ou por caravanas de mercadores, durante a era pré-cristã. A idéia de oferecer flores e incense às imagens durante a adoração parece ter vindo do exterior talvez os povos do último período de Védico.
Uma outra teoria diz que o Puja era originalmente uma prática tribal, fora da sociedade Védica e que se incorporou a religião Védica, com a popularização crescente dos movimentos devocionais. Esta teoria parece ser mais plausível, embora algum elemento da influência estrangeira não pode inteiramente ser descartado.
É certo que a tradição do Puja, com um processo dinâmico, evoluirá em mais formas e métodos simplificados no futuro . Hoje já há uma compreensão do Puja como um processo de transmissão de energia mental, emocional e espiritual que gera força interior positiva e atinge as pessoas e objetos. É a manifestação do sentido de agradecimento que brota do coração quando se aceita as coisas como elas são. Não se trata de um estado de conformismos, mas sim de uma ausência total de resistência ou rejeição, que se transformará em solo fértil para a transformação.
Swami Nirmalatmananda preparando-se para o início do Puja |
Nenhum comentário:
Postar um comentário